11 profissões que devem fazer rastreios auditivos regulares

11 profissões que devem fazer rastreios auditivos regulares

Algumas profissões aumentam significativamente a probalidade de perda de audição nos profissionais. Por isso mesmo, se pertence uma destas áreas, recomendamos rastreios auditivos regulares.

1 - Piloto de Fórmula 1
Nesta profissão, os sons prejudiciais podem ir além dos 135 dB, nível equiparável ao da extração de minérios. Felizmente os pilotos usam proteção auditiva. Recomenda-se igualmente o uso de protectores auditivos a quem assiste a uma prova.

2 - Carpinteiro
O barulho das ferramentas elétricas usadas pelos carpinteiros, como é o caso do berbequim, pode ser superior a 120dB.

3 - Músico, DJ, técnico de som ou empregado de bar/discoteca
Para a maioria dos funcionários de bar, porteiros, DJs e outros empregados de clubes noturnos, os níveis de ruído estão geralmente acima dos 115 dB. A exposição prolongada pode causar graves danos nos ouvidos.

4 - Trabalhador da Construção Civil
Os equipamentos utilizados na construção civil podem ser ouvidos a largos metros de distância. Para quem estiver próximo ou mesmo a quem estiver a operar esse equipamento, como por exemplo um martelo pneumático, o ruído vai além dos 130 na escala de decibéis.

5 - Cabeleireiros
O ruído proveniente dos vários secadores usados em simultâneo ultrapassa, frequentemente, os 85 decibéis (dB), o que pode contribuir para a degradação da capacidade auditiva.

6 - Educadores de infância
Além dos fatores psicológicos e emocionais, os auditivos também criam nos educadores de infância danos a médio longo prazo. Os contínuos gritos, choros e cantorias típicas dos mais pequenos atingem também níveis superiores a 85 dB.

7. Jardineiros
Os corta-relvas produzem um ruído superior a 107 dB, o que pode ser altamente prejudicial para a audição. Use protetores auditivos enquanto trata do jardim, recomenda a SPR Audiologia.

8. Técnicos de controlo aeroportuário
Se faz parte de uma equipa que trabalha no solo de um aeroporto, corre definitivamente elevados riscos de perda auditiva. O ruído das aterragens e descolagens dos aviões pode ultrapassar os 140 dB.

9. Profissionais de caminhos de ferro.
O contínuo som dos comboios, assim como suas buzinas são, quando muito frequentes, fatores de desgaste auditivo, podendo originar a médio longo prazo perda auditiva.

10. Agricultores
O barulho constante de várias horas a operar com máquinas barulhentas, por vezes mais do que 8 horas por dia, origina também algumas lesões no aparelho auditivo. a utilização de proteções pode, em muitos casos, ser a solução.

11. Operários fabris
As linhas de montagem, regra geral, são compostas por diversas máquinas rotativas e engrenagens que são claramente ruidosas. Acrescentado o facto de que normalmente são em espaços fechados, o som contínuo e elevado, que pode chegar aos 105dB, pode provocar perda auditiva.

FAÇA UM TESTE GRATUITO