Image

SIGNIFICADO

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a Reabilitação de pessoas com incapacidades como um processo que permite que essas mesmas pessoas mantenham níveis ótimos de função física, sensorial, intelectual, psicológica e social, oferendo-lhes os instrumentos necessários para atingir a independência e a autodeterminação.

DESAFIOS DA REABILITAÇÃO AUDITIVA

– Utilização de aparelho auditivo pela primeira vez.

– Percepção da fala em ambientes ruidosos.

– O som da própria voz.

Para ultrapassar estes desafios, num verdadeiro processo de reabilitação GAP, o utilizador deve procurar descrever as suas experiências no dia a dia, da forma mais detalhada possível, de modo a que o seu audiologista possa realizar uma adaptação personalizada.

A Reabilitação GAP não termina com a colocação dos aparelhos auditivos
Durante as consultas de acompanhamento, deverá partilhar as suas preocupações, expectativas e questões, para que o afinar dos aparelhos auditivos seja o adequado.

Binauralidade
A perda de audição pode ocorrer num só ouvido-Unilateral, ou em ambos os ouvidos, e neste caso denomina-se bilateral. Será fundamental que neste caso a reabilitação seja binaural. Só assim se manterá equilíbrio auditivo, bem como as outras vantagens proporcionadas:

  • Permite localização da fonte sonora.
  • Capacita a audibilidade a 360º.
  • Facilita a compreensão da fala em ambientes ruidosos.

AVALIAÇÃO DO PROCESSO AUDITIVO CENTRAL

Image