Audiologia é a ciência que estuda a audição e o equilíbrio, bem como todas as patologias associadas a estas, a sua prevenção e consequente reabilitação.
O Audiologista é o profissional de saúde que se especializa na identificação, avaliação/diagnóstico funcional, tratamento não médico e reabilitação de pessoas com perturbações auditivas e/ou do equilíbrio. Este profissional insere-se na carreira de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica.
De uma forma geral, o Audiologista está habilitado para as funções:
- Utilização de técnicas acústicas, psicoacústicas e electrofisiológicas, em crianças e adultos, a fim de estudar a funcionalidade e contribuir para o diagnóstico de problemas nos sistemas auditivos e vestibular;
- Realizar campanhas de prevenção e rastreio, com o objetivo de preservar a audição, através de: rastreios neonatais, rastreios escolares, rastreios profissionais (medicina do trabalho), rastreios à população em geral, bem como através de ações informativas e de sensibilização;
- Participação em equipas multidisciplinares que visam promover a habilitação/reabilitação de crianças/adultos com deficiência auditiva, através de próteses auditivas ou outros sistemas sofisticados, auxiliando e facilitando a comunicação nestes indivíduos;
- Desenvolvimento, em conjunto com o médico Otorrinolaringologista, de programas de reabilitação vestibular (equilíbrio).
Os exames especializados que a área de Audiologia disponibiliza são: audiometria tonal e vocal, estudo da função do ouvido externo e médio (otoscopia e impedancimetria), otoemissões acústicas, acufenometria (estudo do zumbido), potenciais evocados auditivos do tronco cerebral, potências evocados auditivos de média e longa latência, posturografia estática, videonistagmografia, aconselhamento/reabilitação auditiva e aconselhamento/reabilitação vestibular.
Em Portugal, a formação superior em Audiologia é realizada na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra – Instituto Politécnico de Coimbra e na Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico do Porto.
Fonte: Associação Portuguesa de Audiologistas, (APtA); internet



