A misofonia é caraterizada por uma intolerância a sons do quotidiano que a maioria das pessoas não repara ou não dá significado.
Estas pessoas relatam um desconforto emocional que pode ter impacto na qualidade do sono e no dia a dia pois tendem a evitar situações nas quais estes sons possam ser produzidos.
Os principais sons que desencadeiam esta condição normalmente são barulhos repetitivos, como o mastigar comida, clique da caneta, tique-taque do relógio, estalar dos dedos, uma gota de água a cair da torneira, entre outros.
A misofonia é identificada através de certas reações a sons, como: ficar agitado, fugir do local do barulho, evitar atividades devido a pequenos barulhos (como ir jantar fora), pedir de forma ofensiva que o barulho pare, ansiedade, entre outros.
Não existe um tratamento específico para a misofonia. Certas terapias (terapia psicológica, hipnose, meditação, técnicas de relaxamento, por exemplo) podem ajudar a pessoa com esta condição pois ajudam a reduzir o stress emocional sentido.
Fonte: várias fontes da internet