Normalmente associamos a perda auditiva aos mais velhos. Muitos presumem que a dificuldade de ouvir é apenas mais um efeito do processo de envelhecimento e que isso não acontecerá com eles até a idade avançada.
No entanto, a ideia de que a perda auditiva afeta apenas nossos avós é um mito. Isso também é verdade para os jovens, e o número de crianças e jovens adultos com problemas auditivos cresceu consideravelmente nos últimos anos.
As causas da perda auditiva nos mais jovens
Estima-se que atualmente um em cada cinco adolescentes tenha algum grau de perda auditiva - um aumento surpreendente de cerca de 30% em relação à década de 1990.
A má notícia é que provável que esse número continue a crescer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que 1,1 bilhão de pessoas com idade entre 12 e 35 anos estão em risco de desenvolver perda auditiva.
Existam várias causas para a perda auditiva, como motivos genéticos e efeitos colaterais de algumas doenças, a principal delas é a perda auditiva induzida por ruído. Com os jovens em particular, o uso de auriculares com volume excessivo ocorre com frequência.
Apesar de todos os avisos sobre os riscos de ouvir música alta, muitos negligenciam esses alertas.
A obesidade é outra condição de saúde, entre os jovens, que promove os problemas auditivos. Um estudo da Columbia University encontrou uma correlação entre as duas - A perda auditiva foi encontrada em 15,16% dos adolescentes com obesidade. em comparação com apenas 7,89% dos avaliados que não são obesos.
Como proteger sua audição
O estudo da OMS descobriu que 60% dos casos de perda auditiva em crianças e jovens podem ser evitados. A chave é limitar as situações em que sua audição é colocada em risco. Uma boa estratégia é a regra 60/60: ao ouvir música com um fone de ouvido, mantenha o volume em 60% o mais alto possível, por no máximo 60 minutos por dia. Outras estratégias incluem o uso de protetores de ouvido em ambientes barulhentos.
Ao mesmo tempo, a conexão entre perda auditiva e obesidade sugere que manter um estilo de vida saudável pode, em geral, ajudar a proteger sua audição. Incentive as crianças e adolescentes a praticar desporto e manter uma dieta saudável.
Qualquer estratégia de prevenção deve incluir avaliações auditivas regulares. Um audiologista pode diagnosticar a gravidade de qualquer perda auditiva e recomendar o tipo ideal de aparelho auditivo ou outras opções de tratamento disponíveis.



