Presbiacusia é a perda auditiva associada ao envelhecimento. Pode ocorrer devido a alguns acontecimentos ocorridos na vida do indivíduo, tais como: degeneração das células relacionadas ao envelhecimento, uso de medicamentos ototóxicos, exposição a ruídos e doenças otológicas.
A presbiacusia manifesta-se bilateralmente, simetricamente e é lentamente progressiva com predominância de perda auditiva nas altas frequências. Na maioria dos casos, o individuo com presbiacusia demora a entender a sua perda de audição, pois esta acontece gradualmente. Por vezes, os familiares mais diretos são os primeiros a detetar que o indivíduo tem perda auditiva. Não entender fala em ambientes com ruido, reuniões familiares e o som da TV, são vistos como sintomas comuns da presbiacusia. A queixa mais comum é a de “ouço, mas não entendo”.
A presbiacusia para além de limitar a capacidade de perceção e discriminação dos sons, afeta também a qualidade de vida e a integração na sociedade.
O uso de próteses auditivas tem-se mostrado um importante recurso adaptado em presbiacusias, permitindo uma melhora considerável na qualidade de vida do indivíduo.
Fonte: vários sites da internet